Projeto de Volta às aulas-2º ano-Nós somos heróis!

Este é um Projeto de Volta às aulas indicado para o 2º ano do Ensino Fundamental II, mas também podendo ser utilizado com a turma do 1º ano ou até 3º ano, dependendo do nível da turma. O tema deste projeto é “Nós somos heróis!”, ressaltando as aventuras e diversão a serem vividas durante o ano letivo e representando o esforço, empenho e dedicação dos alunos em aprender e, além disso, se demosntrando um comportamento de heróis e heroínas, ajudando os colegas, respeitando as regras da sala.
É formado por 5 páginas contendo atividades de acordo com a BNCC e com a indicação do código da habilidade contemplada, além da capa ilustrativa. Apesar de estarem conectadas e se referirem ao mesmo tema, não é obrigatório seguir uma sequência, podendo serem utilizadas conforme ideia e necessidade do professor(a).
A primeira página é composta por uma atividade de leitura e interpretação de um convite para o início das aulas com a reunião dos heróis, que somos nós. É importante, neste momento ressaltar com os estudantes que, apesar de não possuirmos nenhum super poder, temos nossas qualidades que nos ajudam a enfrentar os vilões que nos aparece no caminho, como a preguiça, a falta de vontade, o desânimo, a raiva e que nós podemos ser super HUMANOS, nos comportando, nos empenhando para aprender e derrotar esses vilões.
Também na primeira página há a atividade matemática da construção de uma tabela e um gráfico com a quantidade de meninas e meninos que compõe a turminha, além de perguntas comparando os resultados obtidos. Ao final, há as máscaras dos heróis para os estudantes contarem suas quantidades. Aproveite este momento para observar os alunos que conseguem contar termo a termo, os que contam formando pares, os que conseguem contar, mas possuem dificuldades em registrar o numeral correspondente, entre outros pontos importantes para uma avaliação prévia da turma. Como complemento você pode realizar a comparação de quantidades desses objetos de forma oral, questionando-os, seja individualmente ou coletivamente, qual possui a maior e menor quantidade, quanto um tem a mais ou a menos que o outro, qual a quantidade se juntar dois ou três objetos, entre outras perguntas que achar pertinente.
A segunda página é composta por uma atividade de escrita de regras para a sala de aula, para isso, retome a conversar sobre ser um Super Humano, com comportamentos adequados que respeitem as regras e questione-os que regras que os super heróis deveriam respeitar em uma sala de aula como a deles. Assim elabore um cartaz coletivo com as regras e combinados da turma, para ser exposto durante todo o ano letivo. Depois peçam que escolham duas regras que acharem importante para eles, escreva acima dos quadros e realizem a ilustração deles como super humanos respeitando aquela regra.
Ainda na segunda página, seguindo o tema de super heróis, há algumas situações problemas simples envolvendo as quatro operações, se achar necessário ofereça aos estudantes materiais concretos como tampinhas de garrafas para que possam resolver os problemas, ou até mesmo sugira que utilizem seus lápis. Essa atividade também poderá ser realizada de forma coletiva, se achar conveniente, com indagações pertinentes durante sua realização.
A terceira página tem como um dos objetivos avaliar a hipótese de escrita dos estudantes, sugerindo que escrevam o nome das ferramentas que os acompanharam durante o ano letivo, levando em conta a quantidade de sílabas dessas palavras para uma melhor avaliação da hipótese de escrita. Depois há um espaço para que o professor dite as palavras e frase de sua escolha. Lembre-se que para uma avaliação mais precisa dessas hipóteses é necessário pedir que o estudante leia as palavras que escreveu, colocando o dedinho onde está lendo.
Nessa mesma página há outra atividade de matemática que consiste em adições e subtrações simples, para que os estudantes trabalhem a contagem de quantidades e se familiarizem com alguns sinais presentes na Matemática, como o sinal de adição, subtração e igual, chame a atenção deles para isso. No 2º ano talvez seja necessário a utilização de materiais concretos como apoio para a resolução de problemas e resolução de operações, ou até desenhos, mas é importante iniciar o processo de abstração, com o uso dos números e sinais matemáticos.
A quarta página é composta de uma atividade onde os estudantes deverão completar os quadradinhos com as letras do alfabeto, aliás a leitura do alfabeto diária é importante para a memorização e conhecimento das diferentes letras presentes na construção da escrita, pois um aluno que se encontra na hipótese de escrita pré-silábico que usa diferentes letras na escrita das palavras está um degrau acima daquele que utiliza apenas as letras de seu nome, afinal demonstra um repertório maior de letras, o que, mais para frente, o ajudará em seu processo de alfabetização. Também há outra atividade em que deverão colocar as letras iniciais das figuras, procure enfatizar o som de cada sílaba que forma a palavra e de cada letra.
A atividade de Matemática desta página necessita que o professor leve para a sala de aula o dinheirinho para ser utilizado pela turma. É preciso também que antes de iniciá-la, seja apresentado aos alunos todas as notas e moedas que formam nosso sistema monetário e seus respectivos valores. Sugiro que essa atividade seja realizada de forma coletiva ou em duplas produtivas.

Para finalizar, a última atividade consiste em uma brincadeira com as sílabas na qual, primeiramente, o estudante deve completar as palavras com as sílabas faltantes, sendo a primeira coluna com a sílaba inicial, a segunda com a sílaba medial e a terceira coluna com a sílaba final. As sílabas irão se repetir: MA CA CO. Deixe que percebam sozinhos que essas sílabas juntas poderão formar a palavra do animal escondido encotrado pelos heróis, o Macaco. Para isso, coloque na lousa as três sílabas utilizadas pedindo que lhes diga quais letras são utilizadas para fazê-las. Após essa atividade, deverão colocar a sílaba inicial dos animais e pintar da mesma cor as bolinhas cujos animais se iniciam com a mesma sílaba. Atividades como essa ajudam os estudantes que não se encontram na hipótese alfabética da escrita a perceberem os sons nos quais as palavras são formadas e, assim, avançarem nessa hipótese. Na Matemática, temos o Tangram que deve ser colorido pelos estudantes e recortado para que possam montar diferentes figuras e, por fim, montarem o herói colando-o numa folha e desenhando o cenário ao redor.

HABILIDADES:

EF15AR04- Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais. Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
EF15LP01- Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
EF15LP03- Localizar informações explícitas em textos.
EF12LP03- Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.
EF12LP04- Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
EF12LP10- Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cartazes, avisos, folhetos, regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, dentre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
EF01LP02- Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
EF01LP10- Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.
EF02LP02- Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.
EF02LP03- Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).
EF02LP04- Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.
EF02LP05- Ler e escrever corretamente palavras com marcas de nasalidade (til, m, n).
EF02LP06- Perceber o princípio acrofônico que opera nos nomes das letras do alfabeto.
EF02LP07- Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.
EF02MA03- Comparar quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois, entre outros), para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”, indicando, quando for o caso, quantos a mais e quantos a menos.
EF02MA05- Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.
EF02MA06- Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais.
EF02MA07- Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagens e/ou material manipulável.
EF02MA15- Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.V
EF02MA20- Estabelecer a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações cotidianas.
EF02MA22- Comparar informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas de dupla entrada e em gráficos de colunas simples ou barras, para melhor compreender aspectos da realidade próxima.
EEF02MA23- Realizar pesquisa em universo de até 30 elementos, escolhendo até três variáveis categóricas de seu interesse, organizando os dados coletados em listas, tabelas e gráficos de colunas simples.

Se tiver alguma sugestão entre em contato conosco através de nossas redes sociais.



Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!

Gostou? Compartilhe =)

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais em nossa Política de privacidade